quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SUS= tão perfeito no papel!

            

              O que mais me interessa neste blog é que me sinto livre para escrever sobre aquilo que tenho vontade, que me inspira, me motiva e acho importante. Sendo assim, estava lendo sobre o nosso Sistema Único de Saúde ( SUS), desde a sua criação, por meio da Constituição de 1988 e implantação, através das leis orgânicas 8.080/90 e 8.142/90, quando comecei a refletir sobre alguns aspectos referentes ao nosso sistema de saúde.
              Sem dúvidas, o SUS está entre os sistemas de saúde mais completos do mundo, em relação à estruturação, como tudo foi elaborado e colocado no papel. É tão bonito ver que o nosso SUS oferece serviços de saúde, que beneficiam aqueles que não tem condições de pagar um plano de saúde, sem que existam preconceitos ( isto é um princípio do SUS).
             Além disso, não apenas os pobres, como a maioria pensa, utilizam os serviços disponíveis no SUS. Afinal, o âmbito hospitalar atua como peça complementar ao SUS, tendo uma parcela de suas verbas financiadas pelo mesmo.
             Sou verdadeiramente apaixonada por tudo isso e acho incrível, amo a saúde e tudo o que ela representa. Não somos absolutamente nada, caso não exista uma saúde de qualidade.
             Mas, por que a prática, a realidade, é tão diferente daquilo que está decretado, por meio das leis? Infelizmente, este serviço apresenta inúmeras falhas. Verbas que deveriam ser utilizadas a serviço dos que precisam, inúmeras vezes são desviadas, pelos gestores corruptos.
             Entretanto, penso que o SUS avançou muito nos últimos tempos e muitas vezes as pessoas reclamam "de barriga cheia". Falam da espera pelo atendimento, mas quem tem plano de saúde sabe o quanto esperamos para sermos atendidos, bem como o desrespeito dos profissionais para com a população, tantas vezes.
             Enfim, a verdade é que todo sistema de saúde apresenta falhas e com o SUS não poderia ser diferente. O que devemos fazer é aproveitar o melhor que este serviço apresenta e lutamos por nossos direitos, já que ele dá total abertura para que a população participe das decisões e planejamento das ações, embora muitos não saibam, seja através das Conferências de Saúde ou Conselhos de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário